4 maneiras fáceis de aplicares a permacultura na tua horta caseira:
1 . Utiliza os resíduos orgânicos para produzir adubo
Adubar o solo da tua horta caseira com adubos orgânicos tais como estrume, matéria orgânica resultante do processo de compostagem e outros resíduos orgânicos é uma excelente maneira de aplicar os princípios da permacultura na tua horta. Desta forma, assegura que o solo está a a receber os nutrientes que necessita para a sua estrutura e sanidade.
2. Evita mobilizar o solo, faz sementeira directa
É claro que este passo vai depender do estado da tua horta. Caso o solo esteja bastante compacto deves revirar a terra antes de semear/plantar. Antes de procederes à sementeira, coloca estrume no solo e posteriormente , com a ajuda de um sacho, envolve a terra com o adubo. A sementeira directa implica que não haja mobilização prévia do solo, sendo a colocação da semente feita directamente no solo.
3. Protege as tuas culturas
Um dos motivos que leva a uma perda nutricional e de humidade do solo é quando este está totalmente exposto a factores externos. Para evitar esse facto, cobre-o com palha seca, por exemplo. Além de restringir o crescimento de plantas infestantes, aumenta a retenção de humidade e permite uma maior decomposição pelos microorganismos.
4. Promove a biodiversidade e optimiza o espaço disponível
Uma horta onde se apliquem princípios de permacultura assemelha-se mais a uma floresta dada a biodiversidade de plantas, insectos e outros seres vivos. Para garantir esta condição, uma boa prática agrícola que podes adoptar é a consociação de culturas.
A consociação de culturas principalmente em ambiente de horta biológica é a prática cultural que consiste no cultivo de duas ou mais culturas próximas umas das outras de forma a obter benefício entre elas.
A consociação de culturas além de favorecer a conservação das características do solo permite um maior aproveitamento dos nutrientes deste ao longo do tempo, beneficiando todas as plantas inseridas nesta técnica agrícola.