Uma árvore tropical descoberta na floresta de Ebo, em Camarões, foi baptizada com o nome do actor Leonardo DiCaprio, comprometido com a preservação da floresta, anunciaram os cientistas do jardim botânico britânico de Kew no dia 6 de Janeiro.
Os investigadores de Kew, uma instalação localizada no oeste de Londres, e os seus colaboradores de todo o mundo nomearam oficialmente mais de 200 novas espécies de plantas e fungos.
Entre essas espécies, que vão desde uma planta de tabaco mortal até uma orquídea que cresce em total ausência de luz, encontra-se a Uvariopsis Dicaprio. A árvore de 4 metros de altura com um tronco de grandes flores amarelo-verdes foi descoberta na floresta de Ebo, situada ao norte de Douala, a capital económica de Camarões.
Os investigadores quiseram homenagear o actor pela sua luta para tentar salvar a floresta tropical africana da exploração descontrolada de madeira. Em 2020, Dicaprio uniu-se à organização “Re:wild” para evitar o corte de mais de 68.000 hectares de floresta para a produção de madeira.
O governo de Camarões anulou essa decisão em Agosto daquele ano, para satisfação dos ambientalistas que sinalizaram a presença de primatas em risco de extinção nesta floresta virgem.
“Achamos que ele foi crucial para ajudar a impedir o corte da floresta de Ebo”, afirmou o cientista da Kew Martin Cheek, de acordo com a BBC.