Cheesecake vegan de dióspiros para adoçar este Inverno

Ingredientes
Base
15g farinha de aveia
30g farinha amêndoa
1 c. sopa farinha de coco
1 + 1/2 c.sopa de xarope de ácer
1 + 1/2 c.sopa óleo de coco
1/2 c. café de baunilha em pó
Base
4g de agar agar em pó
4 c. sopa de água
1 dióspiro grande bem maduro e doce
1 colher de café de canela em pó
5 c.sopa xarope de ácer
1/4 c.café de noz moscada em pó
1/2 colher café de sumo de limão 300g de tofu suavizado
Topping
Polpa de 1/2 dióspiro maduro e doce ou 2 tâmaras medjool
1/2 dióspiro
1 pitada de canela

Como preparar
Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma redonda de 22 a 24cm diâmetro com óleo de coco. Numa tigela misture com um garfo todos os ingredientes secos da base e de seguida junte os ingredientes molhados. Envolva tudo bem até conseguir a consistência de areia molhada. Passe a mistura para a forma e pressione com as mãos para prensar a base. É importante assegurar que a mistura está bem distribuída, para a base ficar com uma espessura uniforme. Leve ao forno a 180º por 15-20 min ou até a base estar alourada. Retire e deixe arrefecer completamente.

Entretanto, num tacho pequeno junte a água e o agar-agar, misture e deixe repousar uns minutos. Junte a polpa do dióspiro e leve a lume brando, mexendo sempre, até levantar fervura. Adicione as especiarias, adoçante e sumo de limão e misture bem. Prove e ajuste o adoçante e especiarias ao seu gosto, se necessário. Retire do lume e deixe esfriar uns minutos, à temperatura ambiente (não coloque no frigorífico).

Escorra bem o tofu e coloque-o num robot de cozinha ou liquidificador. Adicione a mistura do dióspiro e triture na potencia máxima, até conseguir um recheio cremoso e sem grumos. É possível que tenha que ir fazendo umas paragens e raspando as laterais, mas faça-o até conseguir uma mistura bem uniforme. Prove e ajuste o adoçante a gosto. Deite por cima da base, abane ligeiramente para espalhar a mistura de forma igual e leve ao frigorífico por 1 a 2 horas.

Para o topping, utilize a polpa de meio dióspiro maduro, esmague-a bem com um garfo e espalhe por cima do cheesecake. Desenforme com cuidado, decore com flores e sirva.

Leave a Reply