Ter morangos, seja no jardim ou num apartamento, não requer muita prática, nem conhecimentos avançados. Eles crescem quase sozinhos e produzem novas mudas com grande rapidez.
Basta seguir estes cinco passos para começar:
Onde plantar os morangos
O morango pode ser cultivado em vasos, floreiras, cestas ou canteiros e precisa de terra sempre húmida e bem nutrida. O ideal são vasos ou canteiros que tenham de 25cm a 30cm de profundidade, e que as plantas tenham entre elas o espaçamento de cerca de 35cm a 40cm.
Como cultivar
O solo mais adequado é o arenoso-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. A terra deve ser bem fértil, e para isso podes misturar terra vegetal com um pouco de composto orgânico ou húmus de minhoca.
Para plantar, faz um buraco com mais ou menos 0,5cm de profundidade e coloca três sementes lá dentro.
Transplante da muda
Da base do morango saem caules rasteiros semelhantes a mini bracinhos, que se afastam da planta principal em busca de espaço para crescer. Quando eles encontram terra húmida, enraízam e geram outra muda.
As mudas praticamente não sofrem stress no processo de transplante, mas é preciso ter cuidado ao transportá-las, protegendo do vento e do sol.
Cuidados
Os morangos apreciam temperaturas entre os 13ºC e 26 ºC. Por isso, o ideal é que sejam cultivados em pleno sol. Eles são frágeis à exposição de ventos moderados ou intensos, e assim como as suas flores não suportam geada, granizo e chuvas fortes.
É muito importante ressalvar que os morangos não devem entrar em contacto directo com a terra.
Hora de colher
Após plantar, podem ser colhidos em cerca de dois meses. Se demorarem mais não te preocupes, pode ser apenas por causa do clima. Colhe-os quando estiverem maduros.