Antes de iniciar, quero que pares tudo por um segundo e escutes o mais recente tema Saudade de Mr. Marley no qual vou realizar esta crónica.
Após ouvir pela vigésima vez este tema mágico, ainda não sei como começar esta crónica, mas vou deixar-me levar pelos sentimentos e eles vão expressar-se naturalmente. Quero escrever esta crónica, numa forma que todos possam entender, mesmo aqueles que não acompanham à tanto tempo a história do reggae em Portugal.
Para isso preciso de viajar até às origens, para poder explicar a importância deste tema para o Marley e para todos os veteranos da cultura do reggae em Portugal. E também na importância que tem para mim, enquanto amigo de longa data dos mesmos.
Viajamos até ao principio dos anos 2000, onde uma família com conceitos rastafári criaram a banda intulada dos One Love Family, sendo o carismático Jahlú Man, pai de Marley Rosário (Mr. Marley) e o fundador da mesma. Esta banda deu uma lufada de ar fresco ao reggae nacional, numa fase de transição do mesmo, com live acts extasiantes, e sonoridades com mensagens sociais, de introspeção e de aclamação pela paz e igualdade.
Após vários anos de magia, em 2016 recebemos a triste notícia que Jahlú man viria a falecer vítima de doença prolongada, sendo uma enorme perda sentida principalmente para a família, mas também por todos os amigos, conhecidos e também toda a comunidade do reggae nacional. Podes ver aqui um documentário transmitido na SIC, para ficares a conhecer melhor ou relembrar simplesmente momentos:
Entrando agora numa escrita mais pessoal, pois quero abordar também a minha ligação com esta família. Pois é… Marley, “Saudades” é mesmo a palavra certa. Foram tempos inesquecíveis, que guardo todos no coração. Ás vezes dou comigo a recordar todos os momentos partilhados contigo, com a tua família, e com o Jahlú Man que era como um mentor para mim, ora riu… ora quase que choro de saudades. Foram alguns anos a seguir-vos para todo o lado. Onde quer que a banda fosse, eu estava presente. Fazíamos churrascos pela rua à espera do concerto e se fosse preciso dormíamos no carro. Sempre que o evento era perto da vossa casa, acolhiam-nos na vossa habitação, quando não era, por vezes entrávamos à socapa nos hotéis para os vossos quartos 🙂 A música “Live In Peace” ao vivo era simplesmente mágica, ainda hoje a sei de cor. E assim se passaram alguns do melhores momentos da minha vida. Tenho 1001 histórias para recontar, é melhor ficarmos por aqui, senão esta crónica não vai ter fim.
Votos que de futuro, tu e o nosso mano Zacky Man, possam continuar a alcançar aquilo com que sempre lutaram. Sei bem a vossa luta e as dificuldades que passaram para seguirem o vosso sonho. São a prova viva que o mesmo comanda a vida e nunca tive dúvidas que esse dia chegaria. O dia de ver o vosso trabalho valorizado. Apesar dos nossos caminhos terem-se descruzado, a minha amizade permanece como no primeiro dia e sempre que estou com vocês, é como se tivesse estado ontem. Os valores com que cresceram diz muito de quem são. Respeito máximo a toda a família One Love Family!