Ingredientes
200g de lentilhas secas
200g de cogumelos frescos
80g de flocos de aveia finos
20g de nozes
1 cebola roxa
½ pimento vermelho
2 dentes de alho
1 molho pequeno de salsa
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
1 pitada de orégãos secos
Sal e pimenta-preta a gosto
Como fazer
Começa por demolhar as lentilhas por 30 minutos. Descarta essa água e coze-as, sem sal, por 20 minutos. Escorre e guarda.
Corta a cebola em quartos, o pimento em fatias e descasca 2 dentes de alho. Envolve tudo com uma colher de sopa de azeite, orégãos, sal e pimenta-preta, e alinha num tabuleiro. Assa por 30 minutos a 175ºC e leva depois ao frigorífico para arrefecer.
Corta os cogumelos também em quartos e salteia numa frigideira com a outra colher de sopa de azeite, sal e pimenta-preta. Deixa dourar, retira e espera que arrefeça.
Tritura todos os ingredientes. Vai juntando os flocos de aveia finos até conseguires moldar os hambúrgueres. Pica finamente o raminho de salsa e envolve na massa.
Forma os hambúrgueres do tamanho que quiseres e cozinha numa frigideira com azeite em lume médio-baixo.