Joe Biden, o presidente dos EUA, perdoou, nesta quinta-feira, todas as ofensas federais por posse de marijuana.
“Enviar pessoas para a prisão por posse de marijuana destruiu muitas vidas e prendeu pessoas por um delito que muitos países já não consideram crime punível de prisão”, disse Biden em comunicado, citado pelo “Sapo24”.
“Os registos criminais por posse de marijuana também impuseram barreiras desnecessárias para encontrar trabalho ou alugar uma casa. Muitas oportunidades educacionais perderam-se por causa deste cadastro criminal”, referiu Biden.
“As pessoas têm sido presas em taxas desproporcionais quando se refere à cor da pele. Sabendo que tanto os brancos como os negros consomem cannabis em taxas semelhantes, são as pessoas negras que vão presas”, disse ainda o presidente dos EUA.
As medidas não chegam à despenalização total. Condenações por posse de outras drogas ou acusações relacionadas com a produção ou distribuição de estupefaciente continuam a ser punidas.
De acordo com o comunicado, todos os estados do país serão incentivados a seguir os mesmos passos. Joe Biden prometeu ainda que vai falar com os respectivos governadores para trabalharem em conjunto para o mesmo objectivo.