O cantor Max Romeo deu início a um processo judicial contra a Universal Music Group (UMG) e a PolyGram Records devido a royalties não pagas de 1976.
De acordo com o artista, as licenças e samples da sua música nunca foram pagos. O processo incide especificamente em dois álbuns, “War Ina Babylon” (1976) e “Reconstruction” (1977).
Ambos foram produzidos por Lee ‘Scratch’ Perry e a sua banda The Upsetters. A música de Romeo tem sido utilizada em diversas músicas e filmes.
Mais recentemente, o filme “Yardie”, realizado por Idris Elba, utilizou o tema “War Ina Babylon” na sua banda sonora, alegadamente sem qualquer pagamento.
A utilização do tema “Chase The Devil” também foi apresentada no processo judicial. A equipa de Romeo diz que o tema foi licenciado para programas de televisão, filmes (como “Paul”), e vídeo jogos (como “Grand Theft Auto: San Andreas”).
Além disso, a música foi samplada em “Lucifer”, de Jay Z e produzida por Kanye West, e em “Out Of Space”, dos Prodigy, da qual Romeo alega ter recebido 25% de uma “synchronization fee” de £4000.
O cantor pede £6 milhões por quebras de contratos e custas legais. Romeo pede ainda a lista completa e correcta de todas as contas das suas royalties.