Estamos a poucos dias do Natal e decidimos pesquisar como se celebra esta quadra na Jamaica. A festa é de grande importância para o país onde a neve é uma miragem, e há um evento bem especial.
Jonkanoo (ou John Canoe) é uma celebração tradicional, onde as pessoas se divertem pelas ruas, vestindo trajes de máscaras coloridos que vão de cabeças de vaca a polícias, noivas, demónios e até mesmo uma ‘cabeça de casa’ (uma imagem de uma grande casa carregada na cabeça do folião).
Este desfile e os seus personagens associados remontam aos escravos africanos e, embora não seja tão popular nas cidades como pode ter sido, Jonkanoo ainda é uma tradição na Jamaica rural.
Há também um Grande Mercado — uma feira comunitária com comida de rua, dança, artesanato e música. São vendidas toda a mistura usual de coisas úteis, decorativas e incomuns, de fogos de artifício a comida.
Também nas bebidas, existe uma tradição. Encontrado em todos os lugares nesta época do ano, Sorrel é feito de azeda seca (uma planta do prado), canela, cravo, gengibre, açúcar, casca de laranja e rum, servido com gelo.