13.6 C
Londres
Segunda-feira, Maio 13, 2024
spot_img
InícioREVISTACURIOSIDADESO que aconteceu aos Wailers após a morte de Bob Marley?

O que aconteceu aos Wailers após a morte de Bob Marley?

RELACCIONADO

spot_img

Bob Marley foi mais do que um artista de reggae icónico, ele personificou o género musical que, até então, era apenas uma expressão artística jamaicana, longe do estrelato global.

Após a sua ascensão à fama, o reggae tornou-se um verdadeira fenómeno à escala global, abrindo caminho para os vários artistas que se seguiram a esta lenda.

Fosse como compositor, performer ou liricista, Bob Marley era inquestionavelmente um génio da música. E, como qualquer génio, não estava sozinho.

Desde 1963 que se juntou aos melhores músicos de reggae que alguma vez existiram. Foi assim que chegou à sua icónica banda, os Wailers.

A banda teve várias formações até à morte de Marley, em 1981. Todos estes músicos continuaram a ter sucesso mesmo depois de Bob Marley já não estar entre nós.

Alguns morreram igualmente novos, outros já mais velhos e, alguns ainda estão vivos actualmente. De qualquer forma, todos honraram o legado deixado por Marley. Mostramos-te abaixo o percurso de alguns dos membros mais conhecidos do grande público.

Peter Tosh

Provavelmente o ex-Wailer mais famoso, co-fundou a banda e ajudou com a guitarra e a composição de vários temas nos primeiros anos do grupo. O seu desejo de seguir uma carreira a solo, e a sua relação tensa com Marley, forçaram-no a deixar a banda em 1973. Em 1976, o seu álbum a solo “Legalize It” tornou-se um sucesso estrondoso internacional. Teve uma carreira de sucesso até, em 1987, ter sido assassinado por Dennis Lobban na sua casa, após uma discussão que terminou em tragédia.

Bunny Wailer

Neville Livingston, ou Bunny Wailer, era amigo de infância de Bob Marley. Na adolescência, ambos começaram a sua carreira musical juntos, quando conheceram Peter Tosh. Livingston deixou o grupo por volta da mesma altura que Tosh, após um clima de tensão que os membros viviam depois da sua primeira tournée internacional. Bunny Wailer teve uma carreira de sucesso até à sua morte, em 2021. Tinha 73 anos.

Aston Barrett

O baixista Aston Barrett era conhecido pelas suas melodias fluidas. Conhecido pelo apelido Family Man, tocou nos maiores sucessos da banda. Juntamente com Bob Marley, era co-produtor e engenheiro de estúdio. Após a morte de Marley, Barrett continuou nos Wailers. Trabalhou também com Burning Spear, Ziggy Marley and the Melody Makers, Lee “Scratch” Perry, e Bunny Wailer. Reformou-se em 2019, devido a problemas de saúde e faleceu a 3 de Fevereiro de 2024.

Junior Marvin

Junior Marvin juntou-se aos Wailers em 1977, através de Chris Blackwell, co-fundador da Island Record. Marvin colaborou nos últimos quatro álbuns dos Wailers, e manteve-se no grupo após a morte do seu líder. O músico formou os Legendary Wailers, uma das três diferentes variações que a banda tomou nos últimos anos.

Rita Marley

Esposa de Bob Marley, é conhecida como First Lady of Reggae. Era uma das três componentes das I-Threes, o combo de backing vocals dos Wailers, que surgiram após Peter Tosh e Bunny Wailer deixarem o grupo. Depois da morte do seu marido, continuou a sua carreira musical como artista a solo, estreando-se com o LP “Who Knows It Feels It.”

Marcia Griffiths e Judy Mowatt

As outras duas vozes das I-Threes, Marcia Griffiths e Judy Mowatt já eram relativamente conhecidas antes de pertencerem à banda. A sua química era tão grande que mesmo após a morte de Marley, ambas continuaram a trabalhar juntas esporadicamente. Griffiths gravou 17 álbuns nas últimas décadas.

spot_img

NEWSLETTER

DESTAQUES

spot_img
INTERESSADO EM RECEBER A REVISTA EM CASA?
NOME COMPLETO
EMAIL
CONTACTO
MORADA COMPLETA
info@selajahfary.com
SUBMETER PEDIDO
Sócio: 25€ (3 edições/ ano) | Envio somente da edição: 5€
PREENCHE O FORMULÁRIO:
11 NOVEMBRO